Os Sentidos da Forma – Centro Cultural da Light, 2019

Os Sentidos da Forma – Centro Cultural da Light, 2019

Na sociedade contemporânea, cada vez mais orientada para soluções imediatas, as atividades criadoras oferecem como alternativa deslocamentos sensoriais que alargam e intensificam a nossa experiência sobre o tempo presente. Não é fortuito que os artistas contemporâneos se voltem para uma temporalidade mais lenta, para um indefinido tempo presente no qual os processos ganham relevância sobre os resultados.

Esse deslocamento da perspectiva utilitária abre para o design contemporâneo uma via atraente que ao desativar as funções pré-estabelecidas de funcionalidade, de comunicação e informação dos objetos, possibilitam novas indagações, estranhamento e surpresa para temas considerados clássicos e inquestionáveis do design moderno. Em contraponto ao condicionamento estrito da forma à função – que muitas vezes retira do usuário a experiência estética do objeto, a possibilidade de empatia e inibe a sua capacidade de produzir novos sentidos – o design hoje aproxima-se da arte e torna-se passível de poetização.

Os trabalhos apresentados nessa exposição no Centro Cultural da Light em 2019 são frutos das pesquisas de alunos e professores de Pós-Graduação em Design da UFRJ, UnB e PUC Rio. Pretendem expandir seus territórios e ultrapassar a condição utilitária, revelando valores e significados potentes para constituir novas concepções culturais.

 

A identidade visual foi desenvolvida por Julia Custódio, aluna do curso de Comunicação Visual Design. Para ver mais, clique aqui e tenha acesso ao PDF do catálogo da exposição.